Thursday, July 06, 2006

Psicografado por Paulo Coelho

Diz-se que o camponês siberiano Azwad Kehl, após seguidas desilusões no campo afetivo, no campo financeiro e no campo mesmo (ele é camponês), decidira peregrinar ao encontro de um velho sábio que vivia nos Montes Urais. Foram 48 dias em solitária jornada, contanto que não se considere seu cajado uma real companhia. Passaram-se noites nevadas, dias escaldantes, pradarias inóspitas, vilarejos isolados, sem contar as malditas baratas cascudas das florestas Komi, que levaram o bravo peregrino a reconsiderar sua missão. Mas ele seguiu seu destino. Ao atravessar o rio Ufa, Azwad vislumbrou uma estonteante sereia fluvial, que lhe balbuciou as palavras: "sagaz é aquele que reconhece a infalibilidade do disk-pizza". O peregrino guardou a frase consigo até o túmulo, mesmo não tendo dela extraído patavinas. Mestre Menshikov vivia em uma escarpa do Naroda, maior dentre os maiores montes dos Urais. Ao chegar até ele, o pobre homem anunciou:

- Sou Azwad Kehl, camponês siberiano. Percorri um longo caminho e passei pelas mais severas privações em 48 jornadas para chegar até aqui. Tenho uma pergunta a lhe fazer. Como posso alcançar a felicidade, ó Mestre?

- Meu filho, a natureza é grandiosa. Atrás de você está uma das mais belas paisagens que o dedo de Deus criou. Vire-se e observe o cume das árvores, os vales nevados, os rochedos ricos em topázio...

No que Azwad se virou, o Mestre roubou-lhe o cajado e de um só golpe deu-lhe na nuca.

- Fiadaputa, viaja 48 dias só pra me encher o saco bem na hora do capítulo final de Belíssima!

Moral da história: as perguntas para as quais não há resposta são simplesmente idiotas. (Ou there's no place like home)