Wednesday, August 30, 2006

Zzzzzzz...

Mais do que com a alimentação, eu me preocupo com a qualidade do meu sono. Sempre tive em mente que o ideal era uma noite de 9 horas de sono tranqüilo, mesmo que o que se convencionou considerar saudável seja uma noite de 8 horas entregue aos braços de Morfeu. Preciso dormir mais do que a média da população, isso é fato. Do contrário, espere mau humor pela manhã e desatenção pela tarde, com possibuilidade de chuvas e trovoadas à noite.

De uns tempos para cá, no entanto, notei que um sono de 6 horas também poderia ser satisfatório, o que me permitiu levar uma vida um pouco menos regrada (o que significa baladinhas ocasionais durante a semana). Imagino que isso tenha a ver com a duração de cada ciclo de sono, que é de uma hora e meia. Todo múltiplo de 1,5 , portanto, significa o fim de um ciclo de sono, quando acordar vira uma tarefa menos penosa.

A pior fase para se acordar uma pessoa é chamada de "Estágio 4", que dura cerca de 40 minutos. É o estágio de sono mais profundo e é também quando o organismo mais conserva e recupera sua energia. Outra fase importante é a do REM (rapid eye movement, ou de movimentos rápidos dos olhos), quando temos os sonhos. Eu raramente lembro deles, e sinto uma ponta de inveja toda vez que alguém vem me contar sobre um sonho incrível, daqueles que parecem roteiro de Buñuel. Mas andei pesquisando e descobri que não se lembrar dos sonhos é algo bom, pois significa que você dormiu bem. Só se lembra bem dos sonhos quem acordou durante eles, já que a memória onírica não dura mais do que 5 minutos.

Esta semana estou de folga, e na noite passada dormi por extravagantes 10h30. Inexplicavelmente, passei a tarde me arrastando de preguiça. No friozinho da noite, não tive nenhuma vontade de sair de casa e cheguei a cochilar vendo TV, o que me faz crer que eu sou um caso inédito na literatura médica. Talvez seja este período do ano, com as Eleições mais mornas da história. Post longo, chato e sem figura, alguém ainda está acordado?