Wednesday, August 18, 2004

A festa do estica e puxa

E parece que o fetiche destes tempos é ser outra pessoa, mudar de vida, transformar-se. Ninguém parece estar feliz com sua própria vida, por isso a ordem do dia é mudar. Já viu aquela mulher que toma um pé na bunda e quando chega ao fundo do fossa decide cortar o cabelo? Clássico. Em um mundo regido pelas aparências, o caminho óbvio para a mudança passa necessariamente pelo visual.

A televisão serve como catalizador desta tendência. Boa parte da programação do canal bacanudo People+Arts, por exemplo, é dedicada a atrações nas quais pessoas sofrem transformações: em sua aparência (Esquadrão da Moda, Antes e Depois), em sua vida (Álbum de Casamento, História de um Bebê) e em sua casa (Siga o Decorador, Minha Casa, Sua Casa). Mas também não é difícil encontrar em outros canais mais exemplos. O Extreme Makeover do Sony é o mais, ahn, extremo deles, e o Queer Eye For the Straight Guy, do mesmo canal, vem sendo copiado por atrações vespertinas da TV aberta. Na MTV, as pessoas querem ter um rosto famoso (I Want a Famous Face) e fazem todas as operações plásticas possíveis para isso, deixando o quadro Transformação do Planeta Xuxa na saudade (bons tempos aqueles em que uma chapinha e meio quilo de pó na cara resolviam a parada).

Todos os cirurgiões plásticos foram instruídos na faculdade para distinguir o paciente que PRECISA mudar daquele que o quer fazer por problemas psicológicos. A cirurgia plástica deve ser um recurso usado pela necessidade e não pela simples vontade, assim como toda intervenção médica, pois tem riscos. No Extreme Makeover eu nunca vi um médico explicar isso. No programa da MTV, pelo menos, eles mostram sempre um caso de cirurgia mal-sucedido para contrabalançar e ilustrar como isso pode ser perigoso (é a parte mais divertida).

Nesta semana estreou na Fox o seriado Nip/Tuck (algo como Corta/Repuxa). Eu não assisti a mais do que um sample na Internet, mas já deu pra perceber que ele vai na contramão dessa tendência, usando de muito sarcasmo. Na cena que eu vi, o cirurgião implantava silicone na bunda de uma mulher, mas o fazia com o silicone invertido. Nisso, outro médico vê e alerta para o erro. "You just saved my ass", agradece o distraído. "And her ass too", completa a enfermeira. Deve ser muito bom esse seriado.