Friday, October 20, 2006

O céu distante

Eu tinha me prometido só assistir a filmes da Mostra de Cinema de São Paulo que não vão estrear em circuito comercial. Mas não resisti quando soube que o novo do diretor Karim Aïnouz (Madame Satã) iria passar em um cinema pertinho de casa. Acabei de voltar de lá, e ainda estou engasgado com "O Céu de Suely". Mais precisamente com essa moça de ossos tão fortes e pronunciados quanto sua presença na tela.



A atriz Hermila Guedes dá rosto, corpo, voz e alma à personagem central, a ponto de você se questionar se aquilo é um personagem de ficção ou de documentário. Não à toa, ela e o filme foram os grandes vencedores do Festival do Rio. Vale destacar também os excelentes trabalhos de fotografia (Walter Carvalho) e trilha sonora (que oscila entre o tecno minimal e o brega).

O filme é sobre uma moça de 21 anos do interior do Ceará que volta de São Paulo com o filho no colo e a promessa de que seu marido iria a seu encontro. Ele desaparece, e Hermila (também o nome da personagem) decide ganhar dinheiro com uma rifa cujo prêmio é seu corpo. Assim, pretende comprar a passagem de ônibus que a leve para o lugar mais longe possível. O filme estréia em circuito comercial no dia 17 de novembro.