Saturday, May 19, 2007

Oposição e identidade

É impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é


Andava eu lá pelo capítulo final de "Memórias de Minhas Putas Tristes", do Gabriel García Márquez, quando tropecei nessa frase. Foi como um encontro com uma idéia que sempre passeou pela minha cabeça, mas que eu nunca havia tido o gênio de condensá-la em uma frase.

Se no livro a frase se aplicava a um homem de 90 anos que se apaixona por uma lolita, e por isso demora a se ver como um ancião, na vida real não é diferente. Acredito que a construção da nossa identidade ou personalidade está intrinsecamente ligada ao meio em que vivemos. É muito difícil não virar "o magrelo" se você, de peso mediano, vive entre obesos, para usar um exemplo banal. E vice-versa. E nessas condições, não demora a você começar a se sentir e agir como "o magrelo".

O convívio com porras-loucas leva uma pessoa a assumir de dois papéis, um: ou vira mais um porra-louca, ou caminha para o extremo oposto, recebendo e aceitando o rótulo de careta, ou antiquado. A identidade se constrói por oposição.

Isso não deixa de ser um problema, já que reside aí a origem dos grupos, rótulos e conseqüentes preconceito e ódio. Enquanto pensava nisso, me deparei com este vídeo, que mostra com clareza que nós e os animais não somos tão diferentes quanto parece no aspecto social.



Basta uma máscara para que um ser deixe de fazer parte do rebanho e se torne uma ameaça a ele. No entanto, a cabra mascarada ainda se vê como uma cabra qualquer. Por quanto tempo? Sociologia animal é isso aí.

De volta aos rótulos, acho que mesmo um positivo tem conseqüências negativas. Imagine a pressão sobre alguém a quem se impôs a tarja de "inteligente". Será uma eterna batalha para corresponder a essa expectativa. Fica difícil relaxar, se desarmar dessa obrigação de demonstrar retidão e seriedade. "É impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é."

Confesso que não sei por que esse tema não me saiu da cabeça a semana inteira, me levando a desenvolvê-lo por horas com um amigo pelo MSN e desembocando neste post sem muita organização ou propósito. Deve haver um motivo, e só o descobrirei com a passagem do tempo e o clareamento das idéias.