Wednesday, October 27, 2004

A boa prefeita e a má esposa

O jornal Miami Herald de hoje traz uma longa reportagem sobre as eleições em São Paulo. Prevendo o cenário de vitória de Serra, a matéria quase lamenta o fato de Marta estar deixando a Prefeitura. "Quatro anos depois, ela bateu a máfia dos ônibus de São Paulo, criou um número recorde de pré-escolas para crianças pobres e ganhou a reputação de melhor prefeita que os paulistas jamais conheceram", disse o repórter Kevin G. Hall. Tá com moral a Marta.

O texto responsabiliza o machismo pela provável derrota da prefeita licenceada. "Ela fez exatamente o que as esposas brasileiras não deveriam fazer: largou seu marido, um popular senador brasileiro, por um novo marido, um franco-argentino bonitão. O resultado: 10 pontos percentuais de desvantagem nas pesquisas".

Eu gosto de ler essas matérias que saem lá fora sobre assuntos brasileiros porque dão sempre uma visão distanciada da várzea em que nós vivemos. Invariavelmente, isso aqui fica parecendo uma república das bananas, uma nação machista, que tem nas novelas seu principal meio de propagação cultural e que coloca as leis a serviço do "jeitinho". E não é que é isso mesmo? Repara: "Pra desespero da prefeita, seu marketeiro, Duda Mendonça, foi preso em uma briga de galos ilegal na quinta-feira". Onde mais? Me diz? "Sua imagem na televisão, sob custódia da polícia, foi um momento Mastercard para Serra: não tem preço", finaliza.