Tuesday, March 22, 2005

América em Jacarepaguá

Eu não vejo novela, mas estou pensando seriamente em acompanhar América, a nova campeã em humor involuntário. Deixemos de lado o sotaque “chicano verguenza alheia” da Cláudia Gimenez e falemos de uma cena que foi ao ar ontem. O que foi a Deborah Secco com a Rosi Campos e meia dúzia de figurantes atravessando a fronteira do México com os Estados Unidos na novela das oito? Faz tempo que a televisão brasileira não produzia uma cena tão cômica. A locação era totalmente fake: um rio ridículo de meio metro de “fundura” e nenhuma correnteza.

- Segure bem a corda, ou a correnteza te leva! – gritou Rosi, sem demonstrar muito constrangimento.

E aí abre o plano e a gente vê uma foto do Rio Grande com um grupinho de gente enxertado no meio, tipo Photoshop, mas sem ajustar a cor. Tipo clipes do Fantástico no início da década de 80, sabe como?

Antes do final da travessia, os “tiras” pegam todos no flagra e tudo fica ainda mais cômico. Sem muita cerimônia, começam a atirar contra os imigrantes ilegais. Estava difícil parar de rir da cara da Secco sendo pega no pulo e tentando desviar dos tiros. E isso porque o humor foi involuntário. Voto em Glória Perez pela salvação do Zorra Total.