Sunday, May 28, 2006

Perdão, substantivo masculino

Remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto

Em minha vida, não conheci o crime sem castigo. Os erros dos quais me lembro ter feito foram invariavelmente sucedidos de penas. Mesmo que a pena seja aquela que a nossa própria consciência nos impõe, a culpa.

Quanto aos erros alheios, o mais perto que eu consigo chegar do perdão é o esquecimento. Revido à falta com pequenos e sucessivos castigos (em geral, mostras de indiferença) até o dia em que eu consiga me esquecer do crime que originou o caso, ou deixar de me importar com ele. Isso é perdão? Perdoar, para mim, não passa de um verbo abstrato, baseado na fé de que conviver com dano alheio de forma passiva nos tornará superiores e dignos de um espacinho no reino dos céus.