Tuesday, April 17, 2007

Caninos afiados

Eu não ouvi o acústico do Lobão, conheço pouco das músicas mais recentes dele, mas confio no trabalho de uma figura que sintetiza em poucas palavras e com tanta competência o marasmo vivido pela música brasileira.

Na verdade, estou achando um saco essa coisa de querer ser brasileiro de raiz. Está havendo um clima de nacionalização fascista no Brasil. Isso me enoja. O percussionista do meu CD é branco, franco-argelino, eu não queria aquele percussionista que está na moda, que parece um feirante na hora da xepa, fazendo sons exóticos com a bochecha.


Gênio. Eu votaria nele.

Somos muito provincianos, precisamos mudar essa mentalidade vitimizada, anticapitalista e católica. Frei Betto e Leonardo Boff são ídolos! A intelectualidade é mola propulsora do atraso. Não tenho nada pessoalmente contra essas pessoas, mas esse modelo que está aí me deixa p.... Agora tem uma nova classe de "universiotários", que gostam de raiz, samba de raiz... reggae gaúcho de bosta. Subprodutos.A gente se envaidece pelas coisas erradas. Para quê regionalismo, Guimarães Rosa, dicionários de verbete pra entender Sagarana? Chega disso, vamos olhar pra frente!


A entrevista completa (e mal revisada, já aviso) que ele concedeu à Época está aqui.