Friday, July 06, 2007

2ème vague

Lá nos anos 90, um movimento musical conhecido como French Touch deixou gente sorridente em pistas pelo mundo todo, ao revelar uma mão cheia de bandas e projetos legais como Daft Punk, Cassius, Stardust e Air. Sintetizadores, robozinhos, climas espaciais, Veuve Clicquot e Gitanes.

Já em 2007, a geração que cresceu ouvindo esse povo todo está formando uma nova vaga de música boa francesa, com ações centradas na Ed Banger Records, a gravadora cool do momento. Desta vez, eles vêm aditivados com doses extras de rock e booty shakin'.

A esta altura, seria redundante falar em D.A.N.C.E., do Justice, forte candidato a maior hit do verão europeu. Vou deixar, então, links para outras faixas viciantes vindas lá da terra do Asterix.

Mr. Oizo - Patrick 122
Um dos cabeças do movimento, Oizo teve seu primeiro hit em 1999. Era "Flat Beat", que foi trilha de um comercial da Levi's. Eu sou muito fã do clipe. Depois desse hit, amargou uns anos meio esquecido. A faixa acima começa apenas legalzinha, mas espere até o saxofone ensandecido do final. Ouço todo dia.

Yelle - À Cause des Garçons
Descoberta pelo MySpace, Yelle é uma cantora atrevidinha de letras safadinhas. Procure também "Je Veux Te Voir", uma versão atualizada de "Short Dick Man", aquela.

Justice (feat. Uffie) - The Party
Falar de Ed Banger sem as batidas quebradas do Justice ou o rap-menininha da Uffie não faria sentido algum. Pois bem, "The Party" une as duas coisas. A Uffie é americana, mas foi lançada pela gravadora e sua música é produzida por DJs franceses.

Por último, um clipe beeeeeem legal do DJ Mehdi, "I Am Somebody", com participação do Chromeo, uma dupla canadense que você já deve ter ouvido por aqui.