Daddy cool
Tenha medo
O VH1, canal pertencente à MTV e direcionado ao público acima dos 30 anos, enriqueceu enormemente minha cultura trash. Exemplo claro disso foi o meu encantamento pelos clipes da banda disco-freak Boney M. Eu, como boa parte das pessoas deste lado do Atlântico, não conhecia o Boney M, já que o sucesso deles se concentrou na Europa. Deles, talvez apenas "Rivers of Babylon" tenha tocado por aqui.
Cata o visu e chora
De visual exagerado, com um vocalista que poderia ser definido como "Carlinhos-Brown-encontra-o-elenco-de-Hair" ou "non-metrosexual-Lenny-Kravitz-goes-black-power" e som altamente dançante, a banda nasceu de uma piração do produtor alemão Frank Farian. Ele lançou em 1974 um single chamado "Baby Do You Wanna Bump?", que imediatamente bombou na Holanda e Bégica. Feliz com o sucesso, mas tão black quanto um alemão pode ser, Farian chamou um grupo de artistas caribenhos para que a cara da banda fosse mais coerente com o som disco. Sim, parece que a voz grave do grupo não pertence ao cara que se apresentava como vocalista (não por coincidência, Frank Farian viria a ser o produtor de Milli Vanilli).
Você pode ver uma apresentação do Boney M, apesar de mais recente, sem o vocalista doidão, aqui e ouvir Rasputin aqui. Também dá pra ouvir o best of do Boney M na Rádio UOL, se vc for assinante, claro.
Pena eu não ter achado os clipes deles na Internet, são todos muito absurdos. Se você for ouvir, eu, de minha parte enquanto espectador e ouvinte não-especialista em disco music, acho "Daddy Cool" muito legal. Também recomendo "Rasputin" e "Ma Baker".