Friday, October 15, 2004

Alquimia eleitoral

O debate de ontem na Band, entre a Marta e o Serra, pegou fogo, pena que poca gente viu. Confesso que estive bastante alheio à corrida eleitoral este ano, muita preguiça de ver os milhões de candidatos nanicos com propostas protocômicas. Mas no segundo turno a briga é mais interessante, as propostas são melhor esmiuçadas e o debate é mais focado.

Esse meu distanciamento da cobertura me permitiu fazer um contraste entre os personagens que eu acompanhava antes e os que resultaram do processo eleitoral. O Serra está incrivelmente mais tragável, uma postura quase simpática, muito diferente do tedioso e inexpressivo candidato à presidência. O marketing eleitoral anda funcionando também do lado tucano (se é que tucano tem um lado, hohoho). A Marta, por sua vez, transformou-se na defensora dos pobres. Quem diria, há quatro anos, que a dondoca representaria hoje a esquerda do PT?

Os melhores momentos do debate foram:
* Marta evocando frase do FHC: "O problema não é o Serra, mas o demônio que vive nele"
* Serra lembrando que o Orçamento de 2005 prevê mais gastos no gabinete da prefeita que investimentos no desenvolvimento da Zona Leste

No saldo final, Marta saiu-se melhor, estava bastante confortável no papel de mulher firme na condução da cidade. Mas isso não deve mudar muito o estado das coisas nas pesquisas de intenção de voto.

Pra quem não tem muito saco pra Eleições, aconselho acompanhar a corrida carioca. As coisas lá no Rio estão muito mais divertidas: Do not mix garlic with bugarlic, Mss. Little Rose!