Tuesday, December 07, 2004

Vigiar e punir

A propaganda apresenta a novidade como algo extremamente positivo a animador: "agora você vai poder controlar onde o seu filho está". O lançamento do celular equipado com o sistema de localização global GPS é a vedete da Vivo para este Natal. Trata-se, supostamente, de uma "arma" à disposição dos pais para garantir a segurança do filho. Contra o que?, eu me pergunto. A propaganda insinua jocosamente que o "perigo" é o namorado da filha. Mas por trás desse discurso machista embutido, há outro mais além.

Vende-se uma idéia paranóica de que o mundo é perigoso, de que estamos prestes a ser atacados e precisamos nos defender contra o inimigo invisível. Mas qual é essa fonte de perigo ao nosso bem-estar? Os americanos têm um bode expiatório, o árabe (isso é outra discussão), mas e nós?

Esse papo todo, obviamente, é um blefe pra vender coleira eletrônica. O próprio fato de existir uma propaganda sobre o produto é praticamente um manual de instruções para o seqüestrador: "em caso de seqüestro, jogue o telefone fora". Uau, que proteção! É a proteção contra a individualidade e contra o direito de ir e vir, isso sim. Só acho que eles erraram na estratégia, se fosse lançado na época do Dia dos Namorados, talvez vendesse mais. Não ia faltar namorado(a) ciumento(a) pra aplaudir a novidade.

Fique esperto: a sociedade do controle também vai te pegar.