Saturday, January 08, 2005

Mulheres à beira da beleza americana

Imagine que o mundo do cinema surtou. Imagine que as protagonistas de "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos" pegaram um Iberia e foram parar em Hollywood, mais precisamente no set de filmagem de "Beleza Americana". O resultado disso seria algo muito parecido com o seriado mais legal dos últimos tempos, Desperate Housewives. O seriado está concentrando a audiência americana nos domingos à noite e deixando os donos da rede abc bem felizes. Aqui no Brasil, pelo menos com minha audiência o canal Sony pode contar (quintas-feiras, às 21h).



O enredo é basicamente a rotina aparentemente calma de cinco donas-de-casa, vizinhas em um bairro típico de periferia norte-americana (lá a periferia é rica). Cada uma dessas mulheres representa um arquétipo bastante distinto das outras: a trintona solteira desesperada pra casar; a mãe de três filhos desesperada por se sentir uma mãe incompetente; a gostosona desesperada por roubar maridos alheios; a certinha quase-robô desesperada para manter as aparências; a interesseira desesperada para manter em segredo sua infidelidade. É tipo um "Sex and The City" pós-matrimônio de periferia, sabe? *Estou criativo para as definições hoje*

Os acontecimentos que afetam a rotina na vida dessas mulheres são o suicídio misterioso de uma vizinha e a chegada de um bom partido solteirão e igualmente misterioso ao bairro. Pitadas de humor negro pontuam a série, que é a recordista em indicações ao Golden Globe deste ano. Viciei.