Monday, April 24, 2006

Estamos de olho

Nas mesas de trabalho, nos restaurantes por quilo e nos elevadores do condomínio empresarial, o assunto é um só: a nova ferramenta do Orkut que permite visualizar os últimos visitantes de seu perfil. Além da constatação óbvia de que muita gente gasta tempo de expediente na rede virtual de relacionamentos, a novidade comprovou que a bisbilhotice era generalizada, outra coisa que já se suspeitava antes.

No sábado, dia em que notei o novo truque, eu me surpreendi com as pessoas que andavam visitando meu perfil. É como se alguns figurantes da novela virtual que é escrita de scrapbook em scrapbook me vissem como protagonista, e essa parte foi muito interessante para o meu ego, embora me seja sempre assustadora a idéia de ter quase estranhos (às vezes estranhos totais) me olhando pelo buraco da fechadura.

Minha aposta é a de que o tráfego no Orkut vá diminuir bastante de agora em diante. Eu mesmo só estou visitando perfis de amigos muito próximos. Claro que, em um primeiro momento, muitos vão desativar a ferramenta para poder continuar bisbilhotando livre e anonimamente a vida virtual alheia. Mas no final, vencerá a curiosidade.

*atualiza*

Passou agora há pouco por meu perfil um bogus recém-criado chamado "O Olho Que Tudo Vê". Estão criando perfis falsos para continuar o CSI Orkut em anonimato.