Sunday, June 04, 2006

Puteiro do Anhangabaú 1 X 0 Puteiros da Augusta

A noite de São Paulo é, sem dúvida, uma das mais vibrantes do mundo. Só resta saber se ela vai sobreviver à gestão de Gilberto Kassab. Desde que o pefelista assumiu o comando da prefeitura (herdada de José Serra por razões eleitorais), a principal função de seus fiscais parece ser vetar festas legais em cima da hora, com muita pirotecnia (leia-se dezenas de carros de polícia na porta do local do evento cancelado).

Na sexta-feira, foi a vez do clube Vegas, o mais badalado da cidade, que teve sua comemoração de 1 ano cancelada horas antes. A justificativa é a falta de alvará de funcionamento dos cinco puteiros da rua Augusta que seriam anexados à casa noturna. Entre as atrações, DJs gringos de primeira linha que vieram exclusivamente para se apresentar na festa.

É óbvio que a falta de regularização desses locais deve ser combatida. Mas fazê-lo justo no dia dessa balada, que prometia ser das mais legais (se não A mais legal) do ano, é buscar holofotes, para não mencionarmos as propinas. Um dia antes, os puteiros estavam abertos, recebendo clientes. Provavelmente, na próxima semana também funcionarão, com ou sem alvará. Outros puteiros da rua, que não faziam parte da balada do Vegas continuavam de portas abertas e luzes vermelhas acesas no dia da confusão.

Por ter de trabalhar na manhã seguinte, eu não iria de qualquer forma, mas me solidarizo com o público do Vegas porque já passei por isso recentemente, na finada festa mensal RBK Tops. Promovida pela Reebok no bacanudo Hotel Unique, a RBK Tops quase teve sua edição de abril cancelada no dia do evento, também sob a alegação de falta de alvará do hotel para funcionar como casa noturna. Para não ser cancelada, a balada se transferiu para um lugar na Vila Olímpia, sem um milésimo do charme do Unique. Na mesma noite, outras festas foram canceladas pela cidade, sempre com carros da polícia à porta, como se se tratasse de uma reunião de cúpula do PCC.

Ontem, um dia depois da confusão, o prefeito inaugurou a revitalização da Praça Benedito Calixto, ponto freqüentado aos sábados pelos mesmos "mudernos" que costumam lotar o Vegas. Corajoso.