Monday, April 23, 2007

Sobre o futuro

A minha sorte do dia hoje no Orkut diz que eu terei uma velhice confortável e com riquezas materiais. Meu horóscopo diz que eu terei um estímulo extra para minhas questões profissionais. Enquanto eu divagava sobre como seria legal se essas coisas fossem realmente verdade, acho que cheguei a um argumento bastante convincente sobre a grande bobagem que essas previsões são.

Vocês certamente conhecem aquela seção "Erramos" dos jornais. É onde os jornalistas se retratam sobre erros cometidos nas páginas do dia anterior. Essa seção nos lembra que errar é humano, after all, mas também que corrigi-los é honesto. Agora eu pergunto: alguém já viu um "erramos" de uma nota de horóscopo? Algo do tipo "Diferentemente do que a coluna do Quiroga disse ontem, o alinhamento de Marte com Netuno e o Sol NÃO traria um novo romance à vida do capricorniano. Na verdade, esse alinhamento indicava uma visita inesperada de um tio-avô na hora do almoço".

Os astrólogos gostam de ver a astrologia como uma ciência, fruto de muito estudo. Previsões de horóscopo são desmentidas pela realidade todo santo dia, mas isso não é argumento para os crédulos. Afinal, segundo dizem, essas colunas apenas indicam tendências para o dia, não previsões propriamente ditas. Mas o fato de esses astrólogos nunca se retratarem indica, das duas uma: ou são seres sobre-humanos e imunes a erros, ou são desonestos.