Monday, July 09, 2007

Maravilhas do marketing

Eu já perdi o fôlego duas vezes com a beleza do Corcovado e seu habitante soberano, o Cristo Redentor. Uma na primeira vez em que estive a seus pés - e tive ao mesmo tempo o Rio de Janeiro aos meus. Outra, quando ganhei de presente um passeio de helicóptero e me senti uma abelha zunindo em sua orelha de pedra-sabão. Dessa forma, não vejam como desdenhosas em relação ao monumento as palavras a seguir.

Qualquer site que se preze, ao fazer uma pesquisa on-line, deixa muito claro que ela não possui valor estatístico. Quero dizer com isso que não há como garantir nessas ocasiões a proporcionalidade, pré-requisito de um levantamento sério. O mesmo se aplica para votos via SMS.

Então, todo esse oba-oba envolvendo a eleição do Cristo como uma das 7 novas maravilhas do mundo me soa a enganação. Vejam bem, os brasileiros são líderes mundiais em horas de navegação na Internet. Durante cada temporada do Big Brother, milhões de brasileiros dedicam semanalmente parte de seu tempo para votar em quem deve ser eliminado do programa. Não parece meio óbvio que o monumento estaria entre os escolhidos?

Outra coisa: não lhe diz algo o fato de, entre os eleitos, apenas o Coliseu de Roma pertencer a um país do "Primeiro Mundo"? Quem aí acredita que faria alguma diferença ao turismo de Nova York a Estátua da Liberdade pertencer a essa lista? O que dizer sobre a Torre Eiffel? Stonehenge? Motivação, não merecimento, dita os vencedores de uma eleição como essa.

Não estou julgando aqui se o Cristo deveria ou não estar entre os sete escolhidos, seus atributos são incontestáveis. Insisto nisso até porque sei que mexer com chefe de morro do Rio de Janeiro não faz muito bem à saúde. Ok, esta última observação foi pra sacanear.