Friday, January 14, 2005

Saudades de Macondo

Depois de três tentativas, eu finalmente consegui terminar de ler Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marquez. No meu caso, o livro poderia muito bem se chamar Cem Anos de Leitura, porque eu fiquei meio lento diante das centenas de Aurelianos, dezenas de Josés Arcadios e Remedios e Rebecas. Meio difícil lembrar quem é quem. Mas o esforço valeu muito a pena, o livro é realmente impressionante e não dá para não mergulhar de cabeça no mundo mágico - e no entanto mais real que a realidade - que o Gabo criou. Vou sentir saudades de Macondo, vilarejo colombiano onde se desenvolve a narrativa circular da família Buendía. Onde mais vou encontrar anciãs de 146 anos, casais que têm o dom de fazer aumentar a sua criação de gado através do ato do amor, homens que andam sempre acompanhados por uma multidão de borboletas amarelas e mulheres que de tão belas sobem aos céus em vida, se eu não uso drogas alucinógenas?