Wednesday, March 30, 2005

Pagando bem...

Eu ainda tenho meus momentos de otimismo, sabe? Por exemplo, nos últimos dias as rádios farofa de São Paulo têm tocado músicas boas. Não, eu não acredito que os programadores tenham tido um surto de bom gosto, meu otimismo não reside aí. O que eu acho é que as gravadoras estão mais atentas ao gosto do público e começam a pagar jabá para pôr música boa no ar. Entenderam que não é só música ruim que cai no gosto popular quando enfiada goela abaixo.

Nesta semana eu ouvi incontáveis vezes em emissoras como a Jovem Pan FM, a Metropolitana e a Transamérica a música "Somebody Told Me", da banda americana The Killers. Com influências declaradas de Morrissey (ele), Bowie (o David), Ocasek (o Ric do Cars), Gallagher (o Noel do Oasis), Presley (o Elvis), Smith (o Robert do Cure), Sumner (o Bernard do New Order), Corgan (o Billy dos Smashing Pumpkins), Cocker (o Jarvis do Pulp ou o Joe?), Byrne (o David) e Lennon (o John), eles podem ser tudo menos a cara dessas rádios. Como explicar então o repentino e simultâneo interesse indie?


É pra tocar os "the quem"? Pagando bem, que mal que tem?

E não só, esta banda aparece nos top ten (ó o jabá de novo) acompanhada dos novos singles de Gorillaz (a suja, gostosa e maloqueira "Feel Good Inc.") e Gwen Stefani (a regravação "Rich Girl", não a melhor do CD, mas ainda assim boa).

Talvez isso tenha acontecido depois do sucesso de festivais de bom gosto como o Tim Festival e de bandas "independentes" como o Franz Ferdinand. Perceberam finalmente que chique é ser inteligente. Estou otimista, de verdade.

Pena que o caso da MTV Brasil seja outro. Bem de vez em quando eles apostam em coisas como a nova do Beck, "E-Pro". Mas enquanto não estréia a MTV 2, a emissora continua em seu caminho inexorável para o brejo. O Lúcio Ribeiro mostrava em sua última coluna on-line uma comparação entre uma seqüência aleatória de dez músicas na MTV Latino e dez na nacional. O cenário era feio, tipo Audio Bullys, Modest Mouse e Interpol contra Detonautas, Engenheiros do Hawaii e Evanescence. Preguiça. Menos de dez anos atrás, o Beck convivia bem com Spice Girls na programação. Hoje é um estranho no ninho. Aí não há otimismo que vença.

BTW, já ouviu "Smile Like You Mean It" do Killers? Linda; diz que toca no The O.C.