Wednesday, August 03, 2005

Horário político

Na época em que o então candidato favorito à presidência Luís Inácio Lula da Silva anunciou o vice de sua chapa, o ultradireita José Alencar (PL), muita gente achou isso um erro tremendo. Quando Severino Cavalcanti venceu a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, todos consideraram isso uma derrota terrível para Lula.

Agora eu pergunto: considerando-se que esses dois são os sucessores diretos de Lula no caso de seu mandato ser interrompido, alguém aí quer o impeachment? Hein, hein???

Lula está sendo mantido no poder, entre outras coisas, porque não interessa a ninguém que o temido vice assuma. Não interessa nem mesmo a Roberto Jefferson, que resolveu poupar o presidente de sua metralhadora giratória. E olha que ele tinha munição, ou alguém aí acredita na tese de que Lula não sabia de nada?

Daria pra piorar? Pois veja: José Serra é o segundo colocado das pesquisas de intenção de voto para a campanha do ano que vem. Oras, se o problema todo é o esquema de corrupção já em curso no mandato FHC, professor na matéria "compra de apoio parlamentar", de que adiantaria a volta do tucanato? Se tem que haver corrupção, que ela seja feita pelos amadores do PT, que assim a gente fica sabendo e pode cobrar punição.

Outra coisa, Anthony Garotinho anda todo pimpão, alardeando que, caso o descrédito de Lula continue a todo vapor, ele é quem mais vai capitalizar com isso para as próximas eleições.


Medo!


Então vamos extirpar quantos corruptos forem identificados, engatilhar logo uma reforma política decente, rediscutir se o presidencialismo é mesmo o melhor sistema de governo e, por favor, rejeitar a hipocrisia dos ACM Neto da vida (Oompa Loompa cacaueiro), que finjem indignação com algo que ajudaram a perpetuar e que pretendem voltar a fazer.

Agora podemos voltar à programação normal.