Thursday, September 22, 2005

Sodades de Hilda

Depois do Katrina e do Ophelia, os americanos aguardam com apreensão a chegada do furacão Rita ao continente, em meio a especulações ligeiras sobre um suposto revide divino à não-adesão do presidente Bush ao Protocolo de Kyoto. Devagar! Muito provavelmente, o aquecimento global tem, sim, a ver com o aumento da incidência e potência dos furacões. Mas isso potencializa os fenômenos naturais no mundo inteiro, não escolhe bandeira.

Hoje eu vi uma entrevista em que um meteorologista explicava que a América do Norte sofre mais com furacões por causa da temperatura do mar por lá. Esse tipo de fenômeno se forma com o choque de massas de ar fria e quente sobre o oceano e ganha muita força em águas quentes. Como o Atlântico é mais estreito no Norte do que no Sul (pense que uma piscina pequena esquenta mais rapidamente que uma grande) e como o Golfo do México é praticamente uma bacia de água quente, aquela região é especialmente sujeita a esse tipo de fenômeno.

Além da preferência quase turística pelas cidades do Centro-Sul americano, outra característica comum aos furacões em 2005 é o batismo com nomes de mulher bagaceira (sodades do tempo em que furacão podia ter classe e se chamar Erin). ::Você sabia:: que há um critério para se escolher o nome dos furacões?

Aprendi no Weather Channel. Um comitê internacional de meteorologistas criou seis listas anuais com nomes cujas iniciais vão, em ordem alfabética não completa, do A ao W. Desta forma, o primeiro furacão registrado no ano recebe um nome que comece com a letra "A", e assim por diante. Todo ano a lista muda, e só volta a se repetir seis anos depois. Ou seja, em 2011, teoricamente, poderíamos ter outro furacão Katrina. Teoricamente, porque os furacões especialmente catastróficos têm seus nomes substituídos na lista. Assim, aquele que se abateu em Nova Orleans em agosto foi "o" Katrina, não haverá outro.

Como ainda é setembro e restam poucas letras para chegarmos ao furacão Wilma, é possível que os meteorologistas sejam obrigados a nomear os últimos furacões com letras do alfabeto grego. Tipo "furacão Beta". Vamos torcer para que não seja necessário. Segue a lista de nomes de furacão para 2006:

*Arlene
*Bret
*Cindy
*Dennis
*Emily
*Franklin
*Gert
*Harvey
*Irene
*Jose
*Katrina
*Lee
*Maria
*Nate
*Ophelia
*Philippe
*Rita
*Stan
*Tammy
*Vince
*Wilma