Tuesday, July 25, 2006

Como entupir suas veias

Sair da casa de mamãe e papai é bacana e tem inúmeras vantagens, mas há um preço alto a pagar. Para mim, a desvantagem que mais pesa é a má alimentação. É duro chegar em casa cansado e ainda ter que pensar no que comer. E pior, ter ânimo para preparar algo. O resultado disso é que muitas vezes eu acabo optando pelas soluções mais fáceis: disk-pizza e congelados.

Com essa autocobrança para me alimentar melhor, acabei ficando um pouco paranóico com a tabela nutricional desses alimentos, sobretudo porque tenho histórico familiar de problemas de coração (meu pai já sofreu um enfarte). Desde que eu soube que a tal gordura trans - mais conhecida como gordura vegetal hidrogenada - pode ser pior para o coração do que uma bela e suculenta picanha gordurosa, ela virou minha inimiga número 1.

O problema é que eu descobri que tudo o que um moço solteiro compra no supermercado para se alimentar contém a tal da gordura trans. Lasanha congelada? Tem. Penne ao funghi, daqueles de saquinho? também. Biscoito água e sal? Claro que tem: água, sal e gordura trans. Bolo Pullman? Gordura vegetal hidrogenada assada e embalada. Margarina, sorvete, biscoito recheado... Mãe, socorro!