Wednesday, September 28, 2005

Cantando ao ver o sol nascer quadrado

A rinha, ou briga de galos, é uma prática ilegal no País. Que o diga o publicitário Duda Mendonça, flagrado em um desses eventos no Rio de Janeiro, em plena campanha eleitoral de 2004. Pois bem, a Lei que vale pro Rio também vale para os mais recônditos cafundós do Brasil, como, por exemplo, a cidade de Benjamin Constant (AM), lá na fronteira com o Peru.

No dia 8 de agosto último, a polícia local desbaratou uma rinha na cidade e levou todo mundo que conseguiu capturar para a delegacia. Lá, todos foram fichados, mas só dois permaneceram presos: os galos briguentos.

Os meliantes


Não que eles não tivessem regalias na cadeia. Além dos direitos normais de qualquer preso, como água, café-da-manhã, almoço, jantar e banho de sol, eles não ficam em uma cela lotada, mas sim em um espaço reservado. Com tijolos amarrados nos pés, sim, mas pelo menos separados dos outros detentos, como vocês podem observar na foto (reparem também no Hugo Chávez atrás da mesa).

Para quem ficou com dó, um alento. Na tarde desta quarta-feira, a juíza da comarca do município concedeu o benefício da liberdade condicional às aves. É sério, liberdade condicional. A juíza se baseou "nas condições inadequadas em que se encontram as aves em mais de um mês de cárcere" para tomar a decisão. A que esta liberdade está condicionada eu não sei ao certo, imagino que se os galos um dia se desentenderem e voltarem a brigar, isso caracterizará uma violação e eles voltarão para o xilindró.

Por ora, eles estão livres dos tijolos e curtindo a doce liberdade. Liberdade? Os animais aguardam a decisão sobre quem herdará sua "guarda" em gaiolas individuais, ou seja, atrás das grades.

Friday, September 23, 2005

Filme melhor, ninguém faz

(Eu e Fefig no MSN)

Ants* diz:
2 Filhos de Francisco é o filme brasileiro na corrida do Oscar. Tô véio.
Goodbye, Israel diz:
ahhhhhhhh, eu viiii
Goodbye, Israel diz:
imagina o "Zezé Di Camargo e Luciano" nas cadeirinhas do Kodak Theatre
Goodbye, Israel diz:
com a pulseirinha da Marabrás
*Ants* diz:
*vergonha* Zilu de Dior

Thursday, September 22, 2005

Sodades de Hilda

Depois do Katrina e do Ophelia, os americanos aguardam com apreensão a chegada do furacão Rita ao continente, em meio a especulações ligeiras sobre um suposto revide divino à não-adesão do presidente Bush ao Protocolo de Kyoto. Devagar! Muito provavelmente, o aquecimento global tem, sim, a ver com o aumento da incidência e potência dos furacões. Mas isso potencializa os fenômenos naturais no mundo inteiro, não escolhe bandeira.

Hoje eu vi uma entrevista em que um meteorologista explicava que a América do Norte sofre mais com furacões por causa da temperatura do mar por lá. Esse tipo de fenômeno se forma com o choque de massas de ar fria e quente sobre o oceano e ganha muita força em águas quentes. Como o Atlântico é mais estreito no Norte do que no Sul (pense que uma piscina pequena esquenta mais rapidamente que uma grande) e como o Golfo do México é praticamente uma bacia de água quente, aquela região é especialmente sujeita a esse tipo de fenômeno.

Além da preferência quase turística pelas cidades do Centro-Sul americano, outra característica comum aos furacões em 2005 é o batismo com nomes de mulher bagaceira (sodades do tempo em que furacão podia ter classe e se chamar Erin). ::Você sabia:: que há um critério para se escolher o nome dos furacões?

Aprendi no Weather Channel. Um comitê internacional de meteorologistas criou seis listas anuais com nomes cujas iniciais vão, em ordem alfabética não completa, do A ao W. Desta forma, o primeiro furacão registrado no ano recebe um nome que comece com a letra "A", e assim por diante. Todo ano a lista muda, e só volta a se repetir seis anos depois. Ou seja, em 2011, teoricamente, poderíamos ter outro furacão Katrina. Teoricamente, porque os furacões especialmente catastróficos têm seus nomes substituídos na lista. Assim, aquele que se abateu em Nova Orleans em agosto foi "o" Katrina, não haverá outro.

Como ainda é setembro e restam poucas letras para chegarmos ao furacão Wilma, é possível que os meteorologistas sejam obrigados a nomear os últimos furacões com letras do alfabeto grego. Tipo "furacão Beta". Vamos torcer para que não seja necessário. Segue a lista de nomes de furacão para 2006:

*Arlene
*Bret
*Cindy
*Dennis
*Emily
*Franklin
*Gert
*Harvey
*Irene
*Jose
*Katrina
*Lee
*Maria
*Nate
*Ophelia
*Philippe
*Rita
*Stan
*Tammy
*Vince
*Wilma

Friday, September 16, 2005

Sem programa pro fim de semana?

Sem tempo e paciência para postar, sugiro que procurem outras atividades para a distração. Por exemplo, você já pensou em fazer uma "conscientização de montanhas"? Repare em como há gente com tempo e paciência no terceiro setor. Recebi este release hoje e achei super... sei lá. Se joga.

*cortei alguns parágrafos em respeito ao tempo e à paciência de vocês*

Dia da Montanha Limpa recrutará amantes da natureza para limpeza e conscientização de montanhas em todo o Brasil (sic!!!)

Data faz parte das ações nacionais do Programa Adote uma Montanha da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – e organizadores projetam participação de 200 voluntários

São Paulo, setembro de 2005 – O Dia da Montanha, data idealizada pela CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – vai convocar todos os montanhistas e apaixonados pela natureza em 18 de setembro para um dia exclusivamente dedicado à conservação e conscientização dos visitantes em áreas de montanhas em todo o Brasil.
(...)
Diversas montanhas em todo o Brasil receberão atividades de retirada de lixo e instruções por parte de voluntários para a importância da conservação desses locais para as gerações futuras. Um desses locais será o Pico do Jaraguá, um dos mais belos cartões postais de São Paulo, que contará com a ajuda de voluntários do CAP – Clube Alpino Paulista – para o “Tá Limpo, Jaraguá”.
(...)
Os voluntários estarão nas entradas do Parque, nas trilhas e até no Pico do Jaraguá, onde montanhistas descerão de rapel, utilizando equipamentos de segurança para a limpeza das encostas. Se trabalho não falta, motivação também não. Outros 20 voluntários/artistas estarão utilizando a arte como forma de educação. Dez palhaços do grupo "Amigos do Nariz Vermelho", vão orientar os frequentadores. Os artesãos da Ecoficina de Guarulhos, farão uma exposição de arte a partir de materiais recicláveis. O amor pelo meio ambiente vai estar estampado no rostinho dos pequenos visitantes. A artista Fátima Rizzo, pintará os rostos das crianças com temas que demonstrem o afeto pela natureza. Para encerrar a festa a partir das 14h um show da Banda Kamikazi.
(...)
“Ta Limpo, Jaraguá”
Data: 18 de setembro
Horário: das 9h às 14h
Local: Parque Estadual do Jaraguá (Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá
Informações e inscrições: pejaragua@bol.com.br ou (11) 3943-5222
site: www.iflorestsp.br/jaragua

Friday, September 02, 2005

New Orleans

Depois do furacão, a cidade em ruínas. Depois do rompimento dos diques de contenção, a cidade alagada. Depois do colapso dos sistemas de gás encanado, a cidade em chamas. Milhares de mortos, os saques viram rotina, não há lei.

Ca-ra-lho!


Caprichaste!